Palpi: Sabão de coco e Amaciante

sábado, 7 de julho de 2012

Sabão de coco e Amaciante

Sabão de coco virou o meu queridinho para a lavagem da louça, mas queridinho mesmo. Ele limpa e desengordura de verdade. Copos e louças brilhando.
Também limpei os armários de fórmica da cozinha com sabão de coco e gostei bastante do resultado. Eles ficaram realmente impecáveis. Comprei um "passa cera", que é como uma vassoura com esponja na ponta. Fiz uma mistura de sabão de coco e água numa bacia pequena, coloquei a parte da esponja dentro, sem encharcar, e passei em todo o armário (vai até o teto). Depois passei um pano úmido e, em um determinado pedaço, passei um pano umedecido com ácool. Ficou bem limpinho e sem marcas. Atenção: não pode lavar fórmica, portanto, a esponja deve estar apenas umedecida com o sabão de coco.
O que tá me aborrecendo são as panelas de alumínio. Muito difíceis de lavar. O tal do bombril mais enseba do que limpa e não vou ficar colocando panela no fogo com gotas de limão -- faça-me o favor! O tal do limpa-alumínio, dizem, é tóxico. O que fazer? -- de fácil, porque coisa complicada e trabalhosa, muito obrigada. Acho que vou mudar para as de inox, embora há quem diga que também sejam o ó. Essa vida doméstica tá uma loucura.
Uma coisa legal foi usar amaciante com água como lustra-móvel e limpa-vidros, seguindo dicas de post anterior. Fica um cheirinho leve e o pó não volta com facilidade mesmo. Gostei. Lembrando: "O amaciante cria uma película sobre os móveis que afasta o pó por dias e ainda deixa um brilho discreto na madeira, na fórmica, na pia da cozinha e até no fogão e na geladeira. / O produto pode deixar os vidros limpinhos, brilhantes e sem manchas, além de repelir o pó por vários dias."
Fico tão feliz com dicas que funcionam! 

Produtos: Usei o sabão de coco em barra Indaiá e o amaciante Minuano. O bombril, que deixa a panela mais ensebada do que nunca, é bombril mesmo. Se não fosse a tal lã de aço Show Brill, as minhas panelas não poderiam ser usadas, tamanha quantidade de sebo cinza no fundo. Um horror, estou com muito nojo e medo do bombril.

Update: Segundo a empregada da minha sogra, alumínio não se lava em água quente, porque embaça. Ela usa sabão em pedra, bombril e, algumas vezes, limpa-alumínio. Ainda disse que bombril e água quente não combinam -- é verdade, pois o bombril enrola e desmancha. Ai, nojinho!

Update2: Esse show brill não é tão show quanto eu pensava. Não é em todas as lavagens que ele deixa o alumínio com aquele brilho espetacular inicial, infelizmente. Ele vai dando uma ensebada que não sai nem com ele nem com o bombril nem com limpa-alumínio nem com nada, um desânimo. O que fiz? Tirei as minhas panelas de inox do armário, porque eu não deixava as empregadas usarem, na certeza de que iriam estragá-las, e as coloquei em uso. Ufa, um alívio! Problema resolvido. ;)

Update3: É muito update, né, minha gente? Fazer o quê? Vivendo e aprendendo. O sabão de coco Indaiá não é de todo ruim, mas foi substituído, por ora, pelo Minuano que é metade dele, mas faz uma quantidade de espuma inacreditável -- tamanho não é documento nesse caso.
Continuo com as panelas de inox, que são fáceis de lavar e um inferno para queimar nossas mãos na hora do preparo. Alguém explica por que os cabos não são protegidos? Que ideia!

Nenhum comentário: