Gourmet porque a receita é mais elaborada, feita com ingredientes especiais, mais sofisticados. Por exemplo, no lugar de chocolate ou achocolatado em pó, usa-se chocolate em barra e, de preferência, belga. O leite condensado, claro, deve ser o nobre. Já ouvi dona de brigadeira dizer que o melhor brigadeiro é feito com leite condensado caseiro, daqueles que ninguém tem a receita, só a vó da dona da brigaderia, sabe?
Já fiz leite condensado caseiro e depois usei-o em uma receita de brigadeiro e não gostei. Dá pra fazer e muita gente até come por aí, mas isso é pra quem não tem amor ao brigadeiro e a quem vai comê-lo. ;)
Além do leite condensado nobre, usa-se margarina extra sem sal. Há quem use gema de ovo, como a dona de uma outra brigaderia. Enfim, há variações enormes por aí. Há até quem coloque farinha de trigo, creme de leite ou glucose de milho, como segredinho. Receitas várias, com sabores inusitados. Eu gosto mesmo é do brigadeiro de café ou de capuccino. Pra mim, são os melhores. Faço os brigadeiros e passo no café e no capuccino, literalmente. Como uma lata de olhos fechados, bem fechados. Hummmmmmmmmmm!
Colocarei aqui uma receita base e depois você inventa e acrescenta os ingredientes que quiser:
- 1 lata de leite condensado
- 100 g de chocolate meio amargo, amargo ou ao leite (escolha sua)
- 1 colher de sopa de margarina extra sem sal
Pique o chocolate em alguns pedaços, para facilitar o derretimento. Misture tudo muito bem, leve ao fogo baixo e vá mexendo até desgrudar do fundo da panela.
O meu é feito no micro-ondas; em 5 ou 6 minutos tá pronto. Coloco num prato untado, espero esfriar por duas horas ou pouco mais e enrolo para passar nos confeitos preferidos.
Sucesso garantido aqui em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário