Palpi: julho 2012

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Desencardir roupas brancas e tirar o amarelado

Sinceramente, já tentei vários truques de lavagem e não obtive o sucesso desejado. Umas limparam mais, outras, menos, mas bem poucas a contento. E olha que tenho mania de deixar roupa branca de molho de um dia para o outro. Bom, claro que tudo isso para evitar esfregar a roupa. Ninguém quer esfregar roupa, será que esse povo que trabalha com isso não entende? Gente, pelo amor de Deus, queremos roupas que não amassem e, se possível, também não sujem. Não queremos esse tipo de trabalho, já nos bastam os outros.
Vamos a estas dicas da consultora doméstica Lucy Mizael e ver qual vai funcionar ou não. Já estou com roupa branca -- algumas encardidas -- na máquina, com sabão que promete deixá-la ainda mais branca sem esfregar (sonho meu?). E acrescentei bicarbonato e álcool. Veremos!

Update: Nada a impede de testar as dicas abaixo, mas aqui vai outra descoberta recente e das boas: OMO + Q-boa (água sanitária) + Sol. Deixe a água azuladinha, dê umas esguichadas de Q-boa e coloque ao sol o maior tempo possível. Ficarão branquinhas.
Obs.: Para poucas peças, dou umas 4 esguichadas generosas de Q-boa. Sei lá, coloque, no máximo, meio copo.

DESENCARDIR ROUPAS CLARAS SEM USAR AGUA SANITÁRIA

Deixar de molho em água quente suficiente para cobrir a roupa
Acrescente para cada 5 litros de água
·        01 copo de álcool
·        02 colheres de sopa de bicarbonato
·        02 colheres sopa de sabão em pó ou sabão de coco
Manutenção
*Não precisa da água quente




Acrescente SEMPRE, na máquina de lavar:
·        Alcool
·        Bicarbonato
·        Sabão de coco
Ou acrescentar na lavagem alvejante sem cloro industrializado “Tipo Vanish”


RETIRAR MANCHAS AMARELAS DE GUARDADO DAS ROUPAS BRANCAS



·        Roupas de Algodão e Linho (tecidos de fibra natural)
Receita 1: Infalível!
Deixar de molho em água suficiente para cobrir a roupa
Acrescente para cada 5 litros de água
 ½ copo água sanitária
5 colheres de sopa de açúcar
Deixe de molho por 2 horas, esfregue levemente, enxágüe e lave normalmente com sabão de sua preferência!

[Testei essa e foi infalível mesmo, embora a roupa, ao ser tocada para uma esfrega de leve, tenha ficado levemente lilás. Pensei até que a roupa ficaria manchada e nem esfreguei, levei para enxaguar logo e não manchou. Sabe-se lá... Deu certo, amenizou muito a mancha de desodorante de uma camiseta branca que pensei que iria para o lixo, mas nunca mais repeti o procedimento. P.] 

Update: Acabo de ler que essa dica também funciona para tirar bolor de roupas. Veja aqui.
Receita 2:
Ferva-os por 1/2 hora em um balde de alumínio cheio de água com 1 colher de sopa de sal e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Após o tempo indicado jogue fora a água e enxágüe com água limpa diversas vezes.
·        Retirar amarelado Roupas de  Seda Branca
Deixe de molho no leite integral cru por 01 dia
Retire todo o leite – enxaguando bem
Lave com sabão líquido para roupas delicadas, enxágüe bem para que não
fique com o odor do leite. Seque à sombra.
·        Retirar amarelado Roupas de Lycra Branca
Lavar com sabão líquido para tecidos delicados
No enxágüe acrescente 01 colher de sopa de bicarbonato de sódio.
Deixe secar à sombra.
·        Retirar amarelado Roupas de  Nylon Branco
Lave com sabão líquido para tecidos delicados, enxágüe bem e, na última água, misture em um balde cheio de água 1 colher de chá de fermento em pó. Esprema e seque à sombra.

Personal Organizer
Consultora doméstica


Oração do Emagrecimento

Eu estava procurando informações sobre o óleo de cártamo em vários sites e num deles encontrei esta oração. Não aguentei. :) Tive que trazê-la pra cá.

"Com a Tua ajuda, Senhor, quero ter sabedoria e domínio próprio para com minha alimentação. Deus, tire de mim toda ansiedade, insatisfação, medos ou fobias que muitas vezes me levam a refugiar-me no comer exagerado. Arranque de mim todo o descontrole emocional e alimentar. Liberte-me de toda obesidade, de todo descontrole hormonal, equilibre o meu metabolismo e abençoe todo meu ser. Amém."

Sai, gordura! Sai deste corpo que não te pertence. :D

Update: Encontrei explicações de uma nutricionista não recomendando o óleo de cártamo. Ela diz que ele faz mais mal do que bem. Está liberado somente para pessoas que têm alimentação saudável e equilibrada, o que não é o meu caso e nem o de quem normalmente procura por essas cápsulas milagrosas. Cuidado.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Querosene nos vidros

Ontem assisti à uma dica no youtube sobre como tirar sujeira de vidros (temperados ou não) com querosene + água. Como tenho querosene em casa, coloquei a mão na massa. Fui para a parte externa da casa e confiando que, além de limpar, o cheiro irá repelir os marimbondos, limpei janelas e portas.. Até achei que ficou limpo, nada excepcional, pois continuam manchados. Agora me diz como tiro esse cheiro das luvas, dos panos, das mãos e até do ambiente? E tem quem aconselhe a passá-la no box de blindex do banheiro. Que isso, gente? Se for para sentir esse cheiro horroroso de novo, prefiro vidros mais ou menos limpos. Achei intoxicante, não recomendo. Use vinagre e depois detergente neutro ou sabão de coco, limpa muito bem e não fica cheiro.

Como tirar pó dos móveis facilmente


Faxina mais rápida
Envolva uma vassoura com uma meia de seda velha e passe no piso empoeirado. A poeira adere à meia sem espalhar o pó. Use a meia nas mãos também para limpar os móveis: você fará a limpeza mais rápido! (dica "FURADA" do site mdemulher)

Ainda não experimentei e essa parte da vassoura nem vou, porque uso aspirador de pó, que acho muito mais rápido, prático e eficiente do que qualquer outra coisa. Agora, essa parte da meia nos móveis irei experimentar. Pode ser uma boa pedida, embora passar pano umedecido com amaciante seja bem prático e eficiente. Aliás, mesmo sem amaciante, o pano umedecido funciona bem. Afe, pára! Já estou achando essa dica da meia de seda imprestável. ;)

Update: E é. Não caia nessa. Pano umedecido resolve, e com álcool, amaciante e água mais ainda.

sábado, 21 de julho de 2012

Dicas domésticas da Sueli Rutkowski

Descobri estas dicas através das minhas buscas pelo Google e não pela TV. Gostei muito. Neste vídeo, ela fala dos vários usos do vinagre de álcool, do bicarbonato de sódio e muito mais. O bom do vídeo é que ela mata a cobra e mostra o pau.
Não foi neste vídeo, mas em outro dela (acho), que vi a superlimpeza que a espuma de barbear faz nos assentos das cadeiras da sala de jantar e também da utilidade da cera automotiva nas cadeiras plásticas de jardim, encardidas por ficarem na área externa. Pena que os vídeos são muito compridos. Seria melhor se estivessem divididos por categorias e fossem mais curtinhos. De qualquer forma, vale a pena.

Rotina Doméstica

Nada melhor do que uma tabela para não se perder.

Encontrei essa tabela no site/blog da personal organizer Cristina Papazian. Aliás, como tem desses profissionais hoje em dia. Que bom!
Obs.: Se não conseguir visualizar o que está escrito na imagem, dê um ctrl + no teclado, que a tela vai aumentando.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Tira manchas difíceis?

Sabe barra de calça jeans pisada? Então, nem é difícil de tirar, basta esfregar com uma escovinha macia que sai. Mas aí me aconselharam a não perder tempo esfregando barras de calça entre outras manchas:
-- Compre Vanish Resolve.
-- Será? Parece que já usei esse produto e não resolveu, não.
Mas, diante de tanta insistência, acabei comprando novamente. Encharquei bem a barra da calça, enfim, segui o modo de usar à risca. Coloquei na máquina de lavar e do jeito que entrou saiu: suja. Aí tive que esfregar. O que não fiz antes, tive que fazer depois. Bella roba!
Pra mim, não resolveu.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Como limpar bancada de mármore ou granito

Na limpeza da pia dos banheiros e também da cozinha, nada melhor que detergente neutro e bicarbonato nos rejuntes. Eu, por exemplo, não sabia que não podia colocar limpa-limo nos rejuntes -- vivo fazendo isso, e não notei nenhum estrago. Enfim, a dica da Lucy Mizael é bem-vinda.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

domingo, 8 de julho de 2012

Facebook

Tenho meus entraves com o FuckerBerg e cada vez maiores. Saí do FB pela terceira vez. Lá, comecei com o perfil Palpiteira, com o qual adicionei meus colegas blogueiros e fiz inúmeros amigos para jogar o viciante Mafia Wars. Por causa de um problema particular, fiz uma reclamação com eles e desativaram minha conta. Claro, Palpiteira não sou eu. É quem, cara-pálida? Uma personagem fictícia da blogosfera brasileira, pô! ;) Não precisavam me desativar, nunca me passei por outra pessoa. Acabaram com a minha máfia e já estava enorme, mais de 3 mil contatos. Fiquei danada, mas não reclamei. Daí em diante, resolvi ser "eu mesma" e dar palpites do mesmo jeito, sem jogar máfia, mas não deu certo. As pessoas "reais" vão nos adicionando indistintamente, mal sabem o que é blog, não sabem jogar máfia -- só farmville e afins -- e nem sabem porque estão no Facebook. O mundo real é tão surreal que prefiro ser somente a Palpi, virtual de sempre, e ler meus incríveis amigos blogueiros.
Bom, mas o problema é que o Facebook tá levando todo mundo pra lá. As pessoas não ligam em dar telefone, endereço, IP, RG, CPF e o resto. Como são aparecidas! E daí que não posso comentar quem só posta de lá. #mimimi


Brigadeiro gourmet

Gourmet porque a receita é mais elaborada, feita com ingredientes especiais, mais sofisticados. Por exemplo, no lugar de chocolate ou achocolatado em pó, usa-se chocolate em barra e, de preferência, belga. O leite condensado, claro, deve ser o nobre. Já ouvi dona de brigadeira dizer que o melhor brigadeiro é feito com leite condensado caseiro, daqueles que ninguém tem a receita, só a vó da dona da brigaderia, sabe?
Já fiz leite condensado caseiro e depois usei-o em uma receita de brigadeiro e não gostei. Dá pra fazer e muita gente até come por aí, mas isso é pra quem não tem amor ao brigadeiro e a quem vai comê-lo. ;)
Além do leite condensado nobre, usa-se margarina extra sem sal. Há quem use gema de ovo, como a dona de uma outra brigaderia. Enfim, há variações enormes por aí. Há até quem coloque farinha de trigo, creme de leite ou glucose de milho, como segredinho. Receitas várias, com sabores inusitados. Eu gosto mesmo é do brigadeiro de café ou de capuccino. Pra mim, são os melhores. Faço os brigadeiros e passo no café e no capuccino, literalmente. Como uma lata de olhos fechados, bem fechados. Hummmmmmmmmmm!
Colocarei aqui uma receita base e depois você inventa e acrescenta os ingredientes que quiser:
- 1 lata de leite condensado
- 100 g de chocolate meio amargo, amargo ou ao leite (escolha sua)
- 1 colher de sopa de margarina extra sem sal
Pique o chocolate em alguns pedaços, para facilitar o derretimento. Misture tudo muito bem, leve ao fogo baixo e vá mexendo até desgrudar do fundo da panela.
O meu é feito no micro-ondas; em 5 ou 6 minutos tá pronto. Coloco num prato untado, espero esfriar por duas horas ou pouco mais e enrolo para passar nos confeitos preferidos.
Sucesso garantido aqui em casa.

Como tirar o amarelado de móveis brancos

Dando uma busca pelo Google, encontrei o que já havia encontrado anteriormente e até já publiquei aqui. A maioria das dicas cai no meu querido sabão de coco, já tão utilizado e aprovado na limpeza doméstica. Portanto, nada me resta a não ser continuar usando. Aqui vai:
Use um pano úmido com sabão de coco. Depois passe outro pano úmido para tirar o excesso do sabão, logo em seguida passe um pano umedecido com álcool. Seu móvel vai ficar branquinho novamente. (Yahoo Respostas)
Na verdade, foi como eu fiz com os armários brancos de fórmica. Só que fiz com o "passa cera", por causa da altura dos armários, em vez do pano, que, acredito, deve ser branco.

Update: Os móveis da cozinha são de fórmica e, por sorte, não estão amarelados. Fiz uma mistura de sabão de coco + água e coloquei dentro de um borrifador -- muito mais simples e econômico. Apliquei com uma esponja e em seguida passei uma toalhinha branca umedecida. Limpa mesmo, até onde você pensa que não tem sujeira. Se não sair de primeira, passe novamente e novamente. Algumas vezes, tive até que colocar um pouco de força, mas sai. Como branqueador eficaz, sinceramente, ainda não sei, porque os armários já são bem brancos. Acredito que numa superfície amarelada vai ser preciso muito pulso e um dos meus, no momento, está imobilizado.



sábado, 7 de julho de 2012

Limpa-limo

Fui ao supermercado e adivinhe pra quê? Abastecer-me de produtos de limpeza, minha nova fixação. Comprei um limpa-limo pela enésima vez. Não o refil, mas o produto com o aplicador. Agora, sem mensalista, diarista ou o raio que o parta, posso ter produtos prontos para a hora do uso. Incrível como elas detonam as nossas coisas e não avisam. Todas que passaram por aqui quebraram, além de outras coisas, os bicos aplicadores dos produtos. Muito descuido ou de propósito. Prefiro pensar em descuido, relaxo e, até, ignorância. Aproveitei e comprei mais borrifadores avulsos; sem elas, posso me esbaldar.
Também comprei vinagre de álcool para usar como amaciante, pois fiz a experiência com vinagre de maçã nas roupas pretas e deu muito certo: a roupa não cheira à vinagre, realmente amacia e ainda reaviva a cor. Produto aprovado. Lembrando que vinagre de álcool serve para: "Limpar fogão de inox, amaciar roupas, fixar cor nas roupas coloridas, retirar resíduos de suor das camisas, retirar manchas, limpar guarda roupa por dentro."

Sabão de coco e Amaciante

Sabão de coco virou o meu queridinho para a lavagem da louça, mas queridinho mesmo. Ele limpa e desengordura de verdade. Copos e louças brilhando.
Também limpei os armários de fórmica da cozinha com sabão de coco e gostei bastante do resultado. Eles ficaram realmente impecáveis. Comprei um "passa cera", que é como uma vassoura com esponja na ponta. Fiz uma mistura de sabão de coco e água numa bacia pequena, coloquei a parte da esponja dentro, sem encharcar, e passei em todo o armário (vai até o teto). Depois passei um pano úmido e, em um determinado pedaço, passei um pano umedecido com ácool. Ficou bem limpinho e sem marcas. Atenção: não pode lavar fórmica, portanto, a esponja deve estar apenas umedecida com o sabão de coco.
O que tá me aborrecendo são as panelas de alumínio. Muito difíceis de lavar. O tal do bombril mais enseba do que limpa e não vou ficar colocando panela no fogo com gotas de limão -- faça-me o favor! O tal do limpa-alumínio, dizem, é tóxico. O que fazer? -- de fácil, porque coisa complicada e trabalhosa, muito obrigada. Acho que vou mudar para as de inox, embora há quem diga que também sejam o ó. Essa vida doméstica tá uma loucura.
Uma coisa legal foi usar amaciante com água como lustra-móvel e limpa-vidros, seguindo dicas de post anterior. Fica um cheirinho leve e o pó não volta com facilidade mesmo. Gostei. Lembrando: "O amaciante cria uma película sobre os móveis que afasta o pó por dias e ainda deixa um brilho discreto na madeira, na fórmica, na pia da cozinha e até no fogão e na geladeira. / O produto pode deixar os vidros limpinhos, brilhantes e sem manchas, além de repelir o pó por vários dias."
Fico tão feliz com dicas que funcionam! 

Produtos: Usei o sabão de coco em barra Indaiá e o amaciante Minuano. O bombril, que deixa a panela mais ensebada do que nunca, é bombril mesmo. Se não fosse a tal lã de aço Show Brill, as minhas panelas não poderiam ser usadas, tamanha quantidade de sebo cinza no fundo. Um horror, estou com muito nojo e medo do bombril.

Update: Segundo a empregada da minha sogra, alumínio não se lava em água quente, porque embaça. Ela usa sabão em pedra, bombril e, algumas vezes, limpa-alumínio. Ainda disse que bombril e água quente não combinam -- é verdade, pois o bombril enrola e desmancha. Ai, nojinho!

Update2: Esse show brill não é tão show quanto eu pensava. Não é em todas as lavagens que ele deixa o alumínio com aquele brilho espetacular inicial, infelizmente. Ele vai dando uma ensebada que não sai nem com ele nem com o bombril nem com limpa-alumínio nem com nada, um desânimo. O que fiz? Tirei as minhas panelas de inox do armário, porque eu não deixava as empregadas usarem, na certeza de que iriam estragá-las, e as coloquei em uso. Ufa, um alívio! Problema resolvido. ;)

Update3: É muito update, né, minha gente? Fazer o quê? Vivendo e aprendendo. O sabão de coco Indaiá não é de todo ruim, mas foi substituído, por ora, pelo Minuano que é metade dele, mas faz uma quantidade de espuma inacreditável -- tamanho não é documento nesse caso.
Continuo com as panelas de inox, que são fáceis de lavar e um inferno para queimar nossas mãos na hora do preparo. Alguém explica por que os cabos não são protegidos? Que ideia!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Põe altos palpos nisso. Hoje, pela primeira vez na vida, lavei os banheiros da casa. Só digo uma coisa: PQP! Desculpe-me, mas é o partido da vez.

Update: No dia seguinte, lavei a cozinha. Demorei umas três horas, mas lavei muito bem. Hoje, lavei roupas escuras, entre outras limpezas e arrumações, e fui até que rápida. Aos poucos vou me habituando a fazer o insuportável. Estou me municiando de todos os apetrechos e produtos que facilitam e, realmente, resolvem na hora H. C'est la vie! Não se pode mais contar com diaristas e afins; muitos direitos para poucos deveres. Mas que é o ó é.


domingo, 1 de julho de 2012

Limpando aço inox

Li várias dicas a respeito, mas vou evidenciar três, pela facilidade de encontrar os produtos. A primeira, em relação a peças e não panelas, foi a de passar lustra-móveis nas peças todas (torneiras, chuveiros e afins) uma vez por semana para manter o brilho. Acabei de passar e realmente o brilho voltou, mas as manchinhas do cano do chuveiro, embora em menor quantidade, continuam ali. Antes passei uma solução de vinagre + água para retirar as manchas -- talvez não tenha colocado a proporção suficiente; novos testes me aguardam. Não sossegada, encontrei outra que achei bem interessante: óleo de cozinha ou azeite. Basta umedecer a pontinha de um pano seco e esfregar a superfície a ser limpa. A autora do Chega de Bagunça disse que limpou a coifa e deu muito certo, e também falou do lance do vinagre + água (na proporção meio a meio) para tirar as manchinhas, que confirma que usei o produto certo na quantidade errada. Como sempre dou uma olhada nos comentários, encontrei uma outra dica bacana: vaselina líquida. Agora é experimentar pra ver.

Amaciante de roupas e suas mil e uma utilidades

Adorei esta matéria do MdeMulher sobre as várias utilidades do amaciante de roupas. Ainda não experimentei, mas já estou com a receita pronta. As mais interessantes, pra mim, foram a do lustra-móveis poderoso e a do limpa-vidros, por afastar o pó por vários dias. Se isso realmente funcionar, ulalá!!! Brinco que gostaria que dinheiro entrasse em casa como pó -- presente todos os dias e não há o que acabe com ele. ;) Veremos!

7 jeitos de usar amaciante de roupas
por Mariana Viktor - MdeMulher

Além de deixar as peças macias e perfumadas, o amaciante de roupas tira manchas, limpa vidros e piso de cerâmica, dá brilho extra aos azulejos... O responsável por todas essas utilidades é o sal quaternário de amônio, um ótimo hidratante e fixador de perfume. Algumas marcas também trazem silicone na composição, que funciona como lubrificante e cria uma película nas superfícies capaz de repelir o pó. Teste as nossas dicas e surpreenda-se!

1. Tapete novo
Depois de higienizadas, as fibras de tapetes e carpetes ficam ressecadas e ásperas ao toque. Resolva isso colocando 1/2 tampa de amaciante em dois litros de água. Transfira o líquido para um borrifador e espalhe no tapete ou no carpete, massageando as fibras com os dedos (use luvas de borracha ou descartáveis para evitar possíveis alergias). Deixe secar naturalmente e sinta a diferença!

2. Banheiro limpinho
O amaciante é ótimo para fazer uma limpeza suave no cômodo mais úmido da casa. Você pode usá-lo no piso, nos azulejos, no vaso sanitário, na pia, no balcão de fórmica, no ralo, nas toalhas... Dilua o produto com água ou álcool e aplique com pano ligeiramente umedecido. O cheiro de limpeza dura horas.

3. Livre-se de manchas teimosas
Se o óleo de peroba ou de linhaça manchou aquele móvel escuro de MDF e você já usou vários produtos para eliminar a marca (sem sucesso), experimente limpar a danadinha com uma solução de duas partes de água para uma de amaciante, usando um pano ligeiramente úmido e depois um macio e seco. Pronto, sumiu!

4. Lustra-móveis poderoso
Se você precisa tirar o pó dos móveis diariamente, experimente limpá-los com amaciante diluído em água na proporção indicada pelo fabricante ou um pouquinho mais concentrado. O amaciante cria uma película sobre os móveis que afasta o pó por dias e ainda deixa um brilho discreto na madeira, na fórmica, na pia da cozinha e até no fogão e na geladeira.

5. Vidros tinindo
O produto pode deixar os vidros limpinhos, brilhantes e sem manchas, além de repelir o pó por vários dias. Aqui vai a receita: dissolva uma colher (sopa) de amaciante em 1/2 litro de água, transfira a mistura para um borrifador e use um pano macio, que não solte fiapos, para fazer a limpeza. Espere secar e retire o excesso com uma flanela seca. Outra possibilidade: coloque um copo de amaciante no borrifador e complete-o com álcool. Espirre no vidro e passe um pano seco, em movimentos circulares.

6. Roupa bem passada
O ferro de passar desliza que é uma beleza nas peças borrifadas com a seguinte receita: em um litro de água dilua uma xícara (chá) de amaciante e a mesma medida de álcool. Misture bem, coloque em um borrifador e veja como rende! Fora o cheirinho gostoso que fica nas roupas, é claro.

7. Aromatizador de ambientes
Escolha o amaciante que tiver o aroma mais agradável e adequado ao clima que você deseja criar em casa: romântico, campestre, oriental... Em seguida, dissolva uma tampinha do produto em um litro de água, umedeça um pano limpo na mistura e aplique no piso e nas portas. Como o sal de amônio também funciona como um bom fixador de perfume, o aroma vai permanecer no ar por horas e horas!